13 extensões gratuitas do Chrome para melhorar produtividade e organização

extensões chrome melhorar produtividade e organização

O Google Chrome é o navegador mais utilizado no mundo, com cerca de 65% de participação. No Brasil, ele representa aproximadamente 84% de todo o mercado. Por conta disso, o site Marketing de Conteúdo listou 13 extensões gratuitas para ajudar você a ser mais organizado e produtivo, de forma segura. Para que você consiga colocar em prática todas as suas promessas de final de ano, a gente reproduz essa lista aqui.

1. Todoist
Um gerenciador de tarefas simples e muito eficaz, o Todoist permite que você organize suas atividades baseando-se em uma metodologia chamada Getting Things Done (GTD), que em português pode ser traduzida para “fazendo as coisas” ou “deixando as coisas prontas”.

Esse modelo se resume, basicamente, na criação de listas de tarefas divididas e subdivididas de acordo com seus graus de importância, prioridade ou ordem de execução, por exemplo.

Sua extensão para o Chrome é utilizada por mais de 500 mil usuários, incluindo empresas como IBM, Fortune, HP e Oracle. Seu uso é amplamente recomendado para quem deseja ser mais produtivo.

2. StayFocusd
Na internet, o que não falta é distração e é por esse motivo que o StayFocusd foi criado. De forma clara e objetiva, o propósito dessa extensão é fazer com que você não perca o seu foco, limitando o acesso aos ambientes que lhe façam perder tempo.

A configuração do StayFocusd é fácil e prática, bastando especificar quais são as suas distrações. Blogs, redes sociais e o Youtube podem ser selecionados, por exemplo.

3. Pocket
Poucas extensões são tão apreciadas quanto o Pocket. Com quase 3 milhões de instalações, essa ferramenta possibilita que você salve artigos, vídeos, imagens ou uma página completa, como preferir.

Apesar de simples, sua eficácia é garantida. Ao salvar os conteúdos para visualizá-los depois, você contribuirá para sua produtividade.

4. Evernote Web Clipper
Não menos agraciado está o Evernote Web Clipper, o “tomador de notas” mais popular que existe, com cerca de 4,5 milhões de usuários. Seu objetivo é simples: permitir que você capture toda e qualquer informação que lhe seja interessante para então inclui-las nos seus cadernos do Evernote.

Em termos de organização, essa é uma das principais extensões para o Google Chrome.

5. Wunderlist
Também muito conhecido, o Wunderlist é uma extensão que funciona como um gerenciador de tarefas, com a diferença de que ele pode substituir a página “nova guia”.

Isso significa que você dificilmente esquecerá das suas obrigações, pois basta abrir uma nova guia no Google Chrome para que ele lhe relembre o que deve ser feito. O detalhe é que isso ocorrerá tanto no seu computador quanto no seu smartphone, desde que você sincronize os aparelhos.

6. Any.Do
Semelhante ao Wunderlist como um gerenciador de tarefas e ao Evernote Web Clipper como um organizador de notas, o Any.Do não poderia ficar de fora dessa lista. De modo breve, com ele você poderá: criar listas de tarefas e subtarefas; anexar notas (textos, imagens, áudios e vídeos); adicionar lembretes únicos ou recorrentes.

7. LastPass
Saindo do campo da organização e produtividade e entrando no âmbito da segurança, nada melhor do que começarmos pelo LastPass.

Com mais de 6 milhões de instalações no Google Chrome, essa extensão é nada mais nada menos do que um gerenciador de senhas, prático, seguro e muito eficaz.

Esquecer os nomes de usuário e as senhas não será mais um problema, pois com a utilização de uma senha mestra do próprio LastPass, você conseguirá acessar todos os seus “lugares” sem a necessidade de se preocupar com as informações de login.

Para facilitar o seu entendimento, considere essa solução como uma espécie de “carteira secreta” que vai guardar nomes de usuário e senhas de login; documentos (PDFs, imagens, áudios etc); dados dos cartões de crédito e perfis de compra.

Em resumo, guarde todo tipo de informação que você queira manter segura e ao mesmo tempo acessível, lembrando de que a única senha que não pode ser esquecida é a “senha do cofre”, ou seja, do LastPass.

8. HTTPS Everywhere
O HTTPS Everywhere é uma extensão capaz de criptografar a troca de informações que ocorre entre o seu computador e um servidor na web através do HTTPS, um protocolo de criptografia que foi desenvolvido para dificultar a intercepção de dados privados.

Os sites que exigem logins, senhas de autenticação e/ou informações de cartão de crédito normalmente oferecem esse tipo de proteção. Entretanto, é preciso dizer que nem todos os sites possuem uma conexão segura, pelo contrário, há muita instabilidade.

Nesses, o protocolo HTTPS não é ativado por padrão. Porém, ao utilizar o HTTPS Everywhere, você estará o acionando assim que entrar na página. Isso dificulta a atividade das pessoas mal intencionadas.

9. AdBlock Plus
Utilizado em mais de 100 milhões de dispositivos, essa ferramenta permite o bloqueio de anúncios nos mais diversos canais, desde redes sociais até banners e pop-ups.

Sua configuração padrão autorizará apenas as “propagandas brancas”, isto é, consideradas não intrusivas. Contudo, é possível bloqueá-las também.

10. Disconnect
Nomeado como a melhor ferramenta de privacidade pelo New York Times em 2016 e como o melhor software de privacidade e segurança pelo Innovation Award Winner for Privacy and Security, em 2015, o Disconnect é simplesmente fantástico.

Com seus poderosos recursos, essa extensão é capaz de bloquear os invisíveis rastreadores que possam coletar a sua atividade online. De acordo com o próprio Disconnect, tal funcionalidade pode aumentar a sua velocidade de navegação em até 44%.

11. Mailtrack para Gmail e Inbox
Imagine dar a sua conta de Gmail a mesma funcionalidade do Whatsapp no que corresponde às mensagens visualizadas? Pois é, com o Mailtrack para Gmail e Inbox você terá esse benefício a sua disposição.

Para quem trabalha na área comercial, saber quem visualizou os emails enviados será de grande ajuda, disso não há a menor dúvida. E sabe o que é mais legal? Que o Mailtrack para Gmail e Inbox lhe notificará quando as mensagens forem lidas, mesmo que os destinatários não respondam.

12. Honey
De todas as extensões para Google Chrome já listada até aqui, essa vai ser a única que vai mexer com seu dinheiro, mas no bom sentido! O Honey vai ajudar você a economizar dinheiro.

E como isso pode ser possível? Essa extensão encontrará os cupons de desconto de centenas de lojas virtuais em países como Estados Unidos, Canada, Inglaterra, Austrália e Índia.

Embora ainda não tenham parceiros no Brasil, os e-commerces estrangeiros que operam globalmente poderão ser aproveitados da mesma forma. Acredite, há descontos que são difíceis de resistir, tornando as compras válidas mesmo que o tempo de entrega seja um pouco mais prolongado que o normal.

13. Awesome Screenshot
Capturar partes ou toda uma página da web e fazer anotações sobre elas, essas são apenas algumas das funções do Awesome Screeenshot. Além disso, ele possibilita, inclusive, que você faça vídeos com o que está acontecendo na tela do seu computador.

Tudo o que for capturado será salvo e poderá ser compartilhado com quem você bem entender.

 

Compartilhe