Aluno da LEC implanta programa de compliance e recebe Selo Pró-Ética

Empresa paraense líder na América Latina na fabricação de cabos elétricos de alumínio e produtora de condutores elétricos de cobre para média e baixa tensão, a Alubar recebeu recentemente o Selo Pró-Ética, iniciativa do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União em parceria com o Instituto Ethos, que premia as empresas que demonstram a efetividade de seus programas de integridade.

André Cruz e Fernanda Viana, da equipe de compliace da Alubar, recebem Selo de Integridade Pro-Ética

Aluno da LEC, André Cruz, gerente de Auditoria Interna e Compliance da Alubar, conta em entrevista para o Blog os detalhes desta conquista.

Blog LEC – Qual é a importância do Compliance no seu negócio?
André Cruz – A Alubar acredita que ter um programa de integridade é uma excelente forma de demonstrar para a sociedade que é totalmente possível atingir resultados positivos e posição de liderança sem deixar de lado os princípios éticos e, sobretudo, atendendo às melhores práticas de governança corporativa.

Blog LEC – Recentemente, a Alubar recebeu um certificado do Ministério da Transparência.
André Cruz
– O Selo Pró-Ética é uma iniciativa do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com o Instituto Ethos, que busca premiar as empresas que demonstram a efetividade de seus programas de integridade.

Iniciamos o processo de adequação de nossas políticas ao programa em 2016, realizamos diversas reuniões e workshops para que pudéssemos ter toda a nossa operação alinhada com as diretrizes do programa.

Criamos uma série de planos de ação para aprimorar cada pilar de nosso programa. Após aplicarmos cada uma destas ações, a obtenção do selo em 2017 terminou sendo o reflexo do comprometimento da empresa com a ética e as melhores práticas de governança.

Em 2017, a Alubar foi a única empresa premiada na região Norte-Nordeste e figurou numa lista seleta de 23 empresas que conseguiram a premiação nesta edição.

Blog LEC – Qual foi a importância da LEC nessa sua conquista?
André Cruz – Além de nossa equipe ter realizado o Curso Preparatório de Compliance com a LEC, a troca de experiências com os professores e profissionais de mercado tiveram um papel importante nessa conquista. Nosso programa de compliance foi construído com base nas melhores práticas de mercado amplamente discutidas nos cursos presenciais e online, workshops e congressos organizados pela LEC.

 

Compartilhe