Como ser um bom líder? Descubra agora!

Na maioria das empresas, hoje em dia, é buscada uma liderança que vá muito além de atingir resultados e cumprir metas. O objetivo é encontrar e despertar outros valores que, de fato, demonstrem como ser um bom líder.

Diante de tantos desafios apresentados no ambiente de trabalho, os líderes adquiriram um papel estratégico. Eles são importantes não apenas como guias das equipes, mas também são responsáveis por motivá-las e engajar os profissionais na missão da empresa.

No entanto, ao contrário do que se pode pensar, a capacidade de liderar nem sempre nasce com o indivíduo. É possível desenvolver a liderança e cultivar o espírito da inovação dentro da organização.

Neste post apresentamos algumas dicas de como ser um bom líder. Se você já é ou deseja se tornar um, continue a leitura e descubra o que fazer!

Saiba ouvir e ser ouvido

A nossa primeira dica é bem básica. Na verdade, ela deveria ser almejada por qualquer pessoa. Porém, para um bom líder, a capacidade de saber ouvir e falar deve ser vista como uma obrigação. Afinal, a principal característica que diferencia um chefe de um líder é a sua habilidade em conversar com as pessoas. E uma boa conversa consiste tanto em falar quanto em ouvir o que o outro diz.

E é importante explicar que falar não é apenas o ato de transmitir uma informação, mas sim se fazer ser entendido. Da mesma forma, ouvir é a capacidade de processar o que se recebe, compreender e respeitar, mesmo que seja uma opinião diferente da sua ou uma crítica.

Compartilhe seus conhecimentos

Ainda é comum em empresas mais tradicionais que os subordinados apenas executem as tarefas. Eles não participam das decisões e os gestores não explicam o que eles estão fazendo e muito menos compartilham o que sabe. Ora, se um líder chegou onde está é porque tem uma boa bagagem de conhecimentos e experiências. Assim, é muito importante explicar tudo o que é repassado e, até mesmo, ensinar o que puder aos outros.

Inclusive, é importante destacar que os liderados podem ter muito o que ensinar. Portanto, se quer saber como ser um bom líder, é necessário entender também que sempre é hora de aprender com outras pessoas, independentemente do nível hierárquico em que elas estejam.

Inspire-se em bons exemplos

E por falar em aprender com outras pessoas, se você reparar ao seu redor, verá que pode existir um bom líder bem próximo. E eles também têm muito o que ensinar, servindo de inspiração para a sua liderança ser bem-sucedida. Esse líder pode ser tanto um superior quanto um colega de trabalho ou até um amigo ou pessoa da família. O importante é saber reconhecer e se inspirar nos bons exemplos, ainda que sejam pequenos.

Por sinal, muitas empresas desenvolvem programas de mentoria, nos quais se pode aprender e ser orientado por alguém mais experiente. Se for o caso da sua organização, não perca a oportunidade de conviver com pessoas e ideias inspiradoras.

Construa boas relações

Antigamente, o modelo de liderança baseado no medo era muito valorizado. Ainda bem que esse tempo passou. Hoje, um passo fundamental para ser um bom líder é a capacidade de construir boas relações com as pessoas, tanto com os liderados quanto com outros líderes.

O cenário mudou graças ao entendimento de que, na maioria das vezes, consegue-se muito mais pela persuasão do que pela imposição. As pessoas se dedicam bem mais quando compreendem o motivo do que estão fazendo. O bom relacionamento com as pessoas também ajuda a aumentar a produtividade e a gerar novas oportunidades. Ou seja, nem que seja com a aquisição de novas amizades, você só tem a ganhar!

Incentive a inovação

Outro resquício de conceitos ultrapassados como o “um manda e os outros obedecem” é a falta de participação no processo criativo. Inclusive, muitas boas ideias são sufocadas antes mesmo de estarem completamente formadas.

Mas os colaboradores podem ajudar bastante o líder a propor ideias e soluções para os mais variados problemas. Por isso, se quiser aprender como ser um bom líder, tente incentivar ao máximo a inovação dentro da sua equipe. Dessa forma, você beneficia a sua empresa, que pode contar com mais inovações, e os seus colaboradores se sentem mais motivados. Além do mais, você também acaba aprendendo e se inspirando com os seus liderados.

Valorize a sua equipe

Ter uma boa relação e incentivar as ideias já são formas da sua equipe se sentir valorizada. Mas ainda é possível fazer mais. Pode reconhecer o esforço individual e coletivo e demonstrar o quanto está satisfeito com o trabalho dos colaboradores.

Basta pensar no quanto você mesmo se sente valorizado quando recebe elogios e feedbacks para entender porque isso é necessário. Até as críticas ajudam a demonstrar o quanto se importa com a equipe e deseja que todos cresçam. Isso porque para qualquer profissional é importante saber se seu trabalho está agradando ou não, tanto para continuar a fazê-lo quanto para melhorá-lo.

Aprenda com os seus erros

Não dá para ficar apenas apontando os erros dos outros. Por mais que se esforce em ser um bom líder, é comum errar também. Todos nós estamos sujeitos a isso, independentemente de intenção ou autossabotagem.

Não é nenhuma fraqueza reconhecer que errou, muito pelo contrário. No entanto, é fundamental se esforçar para não repetir os mesmos erros, pois isso pode enfraquecer a união da equipe e sua própria liderança. Portanto, procure aprender com tudo que fizer de errado, mesmo os pequenos deslizes. Se for possível, peça ajuda da sua própria equipe para resolver os problemas, reconhecendo os méritos de cada um.

Enfim, essas são apenas algumas dicas de como ser um bom líder. A verdade é que o dia a dia de cada um acaba mostrando situações que exigem a capacidade de tomar decisões e resolver conflitos. O mais importante é tentar dar o melhor de si sempre.

Gostou de saber como ser um bom líder? Então inscreva-se no formulário ao lado e receba, semanalmente, conteúdos exclusivos como esse, com a Compliance News!