Compliance e Liderança. A importância do líder do Compliance na empresa.

A liderança é construída no dia a dia e as pessoas seguem seus líderes por acreditarem neles, principalmente nos momentos difíceis, a exemplo do que estamos vivendo agora, com os recentes episódios lamentáveis de retrocesso no combate à corrupção.

Assim, recai sobre os ombros dos responsáveis pelo Compliance a árdua missão de não deixar a chama se apagar em suas empresas. Aliás, se os líderes desanimarem, seus seguidores também irão esmorecer e a retomada será infinitamente mais desgastante. Por isso, revigorar o otimismo para superar esse desafio torna-se fundamental. Então, cumpre lembrar apenas alguns fatos:

– Há 10 anos, o fim da operação Castelo de Areia livrou injustamente poderosos da prisão. Porém, pouco tempo depois, o Mensalão inverteu o cenário!

– A legislação brasileira ganhou reforços, com a Lei da Ficha Limpa, Lei Anticorrupção, Lei das Estatais, Decretos da CGU, Resoluções de Agências Reguladoras, diversas Leis Estaduais impondo Mecanismo de Integridade para quem fornece para Administração Pública, dentre outras.

– Ética, transparência e combate à corrupção ganharam a atenção da mídia, com aumento exponencial no seu tratamento. Simultaneamente, a pressão popular alcançou níveis de influência jamais vistos e a Lava Jato, mesmo com tantos percalços, fez desabrochar uma esperança latente de que o Brasil tem jeito.

– O número crescente de empresas adotando o Compliance como instrumento de gestão projeta maior rigor na relação com toda a cadeia produtiva, estabelecendo um efeito cascata na adoção de sistemas dessa natureza.

Mas, otimismo sem ação é como esperar recompensa sem merecimento! Impõe-se, então, fortalecer o empenho diário de convencer, relembrar, educar, instruir, treinar, comunicar… enfim, ratificar a cultura da ética e integridade dentro e fora da empresa.

Aos céticos, implore por um voto de confiança.

Aos ansiosos, peça-lhes paciência.

Aos líderes, reforce a necessidade de apoio.

Aos defensores incansáveis do Compliance, rogue pela manutenção dos esforços.

Aos desanimados, dê-lhes esperança, pois se cada um fizer a sua parte, o progresso continuará.

A você, leitor desse artigo, assuma o seu papel de líder e mãos à obra! O Brasil precisa de todos nós!

Wagner Giovanini é especialista em Compliance e sócio-diretor do grupo Compliance Total | Contato Seguro. Autor do livro “Compliance – a excelência na prática”, desenvolveu a Compliance Station®, plataforma inovadora para a implementação e execução do Compliance em micro e pequenas empresas.

Conteúdo oferecido por Compliance Total    

Imagen: Freepik

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.