Confira 8 dicas de como ser um profissional de sucesso

como ser um profissional de sucesso

Não existe uma fórmula exata para saber como ser um profissional de sucesso. Para alguns, pode ser uma promoção ou ganhar mais dinheiro. Para outros, ter mais liberdade e tranquilidade é uma conquista bem mais relevante.

O fato é que ser bem-sucedido tem um significado bastante subjetivo, uma vez que as pessoas têm aspirações diferentes. Assim, não é tão simples definir o que é necessário para alcançar seus objetivos. Afinal, eles podem mudar, inclusive para se adaptarem a novos cenários de mercado, uma premissa fundamental para quem deseja ir além.

De qualquer forma, existem alguns fatores que podem ajudar a ter resultados melhores na sua carreira. Por isso, neste post, separamos 8 dicas de como ser um profissional de sucesso. Continue a leitura para saber mais!

Como ser um profissional de sucesso

1. Conheça seu potencial

O primeiro passo pode ser até meio óbvio. Mas é fundamental conhecer bem a si mesmo, entender quais são seus potenciais e suas limitações. Só assim você vai saber o que pode ser feito para alavancar a sua carreira.

Na hora de fazer uma autoavaliação, é muito importante não se subestimar, procurando, ao máximo, ser realista em relação às suas habilidades. É bom lembrar de que, nem sempre, suas qualificações técnicas são as principais. Atualmente, as competências comportamentais, como resiliência e inteligência emocional, são ainda mais valorizadas.

2. Planeje sua carreira

Depois de pesar as suas qualidades e limitações, chegou o momento de definir quais são os seus objetivos e metas. Eles podem variar bastante, de acordo com a sua profissão, área de atuação, localização e, principalmente, suas aspirações pessoais. Por exemplo, uma profissional que deseja ser mãe, precisa saber quando parar para se dedicar ao filho e quando retornar ao trabalho.

Para tanto, é bom visualizar em que ponto você está e até onde pode chegar. Muitas vezes, após uma análise detalhada, é possível identificar que está estagnado ou não há como crescer mais. Ou seja, o planejamento também é necessário para saber se é hora de mudar de carreira, ajudando a tomar decisões mais acertadas.

3. Seja bem organizado

Para alcançar seus objetivos, é preciso seguir alguns bons hábitos. Adotar uma rotina, apesar de ser visto como algo pejorativo em muitos casos, é bastante benéfico nesse caso, pois ajuda a manter a disciplina necessária para seguir o seu planejamento.

Por isso, busque organizar o seu dia a dia, respeitar os seus horários e compromissos. Além de conseguir aproveitar melhor o seu tempo, certamente, você pode transmitir uma imagem de mais profissionalismo. Não é por acaso que ser organizado é uma das competências mais buscadas pelas empresas na atualidade.

4. Aproveite as oportunidades

Mesmo que você seja bom naquilo que faz, ser um profissional de sucesso também depende de outros fatores. Um deles é saber identificar e aproveitar as oportunidades que podem surgir durante as suas experiências. Muitas vezes, a chance que falta para se destacar pode passar despercebida.

Assim, é preciso estar atento constantemente, para não perder nenhuma conjuntura favorável à sua carreira. Pois, uma nova oportunidade pode aparecer na forma de uma pessoa que indique você a uma empresa, um gestor que mudou de área, abrindo espaço para uma promoção, ou mesmo, um novo curso de especialização.

5. Crie uma rede de relacionamento

Por falar em indicações, ela pode aparecer simplesmente pelo fato de se conhecer pessoas na hora e nos lugares certos. Uma boa rede de relacionamentos pode abrir muitas portas para você se tornar um profissional de sucesso. A verdade é que ninguém consegue ser bem-sucedido sozinho.

Dá para fazer networking em diversas situações diferentes. No seu próprio meio, seus colegas e gestores já são aliados importantes. As redes sociais também permitem se relacionar mesmo com pessoas distantes, sejam eles da sua área de atuação, sejam recrutadores. Outros locais propícios são eventos, como congressos e simpósios, além de cursos de especialização ou de idiomas, por exemplo.

6. Adquira mais conhecimento

Estudar pode representar muitas oportunidades, como no caso do networking. Mas não é só por isso que fazer um curso de especialização é importante. Afinal, adquirir novos conhecimentos é a melhor maneira de se manter atualizado, dentro daquilo que o mercado procura.

Dessa forma, aproveite todas as oportunidades de se capacitar e se tornar um profissional melhor, sejam elas externas, sejam oferecidas pela sua organização. Mesmo um curso rápido, como no caso de uma certificação, pode agregar bastante conhecimento, além de representar uma evolução no seu currículo.

7. Mantenha uma postura ética

No entanto, de nada adianta conhecer muitas pessoas, se capacitar e planejar a sua carreira, sem adotar uma postura íntegra e digna. Para ser um profissional de sucesso, você não precisa enganar os outros ou cometer atos desonestos.

Pelo contrário, um comportamento ético, além de bastante valorizado, pode fazer toda a diferença para alcançar seus objetivos, principalmente em longo prazo. Por isso, pense bem antes de agir e adote uma conduta transparente e adequada.

8. Saiba lidar com as frustrações

Nem sempre as coisas podem sair como o planejado. Pelo contrário, é normal que elas sigam um rumo um pouco diferente daquilo que você desejava. Isso não é motivo para desanimar e nem desistir totalmente dos seus sonhos.

Sempre que possível, avalie o seu planejamento, veja se está no rumo certo e, se é necessário, faça algumas mudanças. Às vezes, é preciso rever apenas a estratégia para se chegar aos objetivos. No entanto, em alguns momentos, pode ser o caso de realizar uma mudança maior, inclusive de carreira.

Para isso, é bom analisar as condições do mercado, novas demandas e oportunidades. Qualquer profissional pode ser mais bem-sucedido ao conseguir se antecipar às tendências e necessidades, além de se preparar adequadamente para elas. Nunca é tarde para ir atrás de um futuro melhor.

Pode ser o caso, por exemplo, de buscar áreas com alta procura por pessoas capacitadas, como o compliance. Afinal, se você quer saber como ser um profissional de sucesso, também precisa entender quando é hora de realizar uma mudança mais representativa. Pense nisso!

Gostou de saber como ser um profissional de sucesso? Então, assina a Compliance News no formulário abaixo e receba conteúdos exclusivos como esse semanalmente.