Curso em compliance transformará você no profissional do momento e do futuro!

Os compliance officers são profissionais bastante procurados e valorizados pelo mercado atualmente. E não é por acaso, tendo em vista a maior preocupação das organizações com ética e integridade. Nesse contexto, fazer um curso em compliance se tornou não apenas uma vantagem, mas um requisito para quem deseja se destacar.

O curso prepara os profissionais para lidarem com as mais diversas situações, que envolvem desde os riscos de conformidade, comportamentos antiéticos e o cumprimento de normas. Tudo isso, de maneira prática e efetiva, de modo a ajudar, de fato, na implantação e na condução de um programa de compliance.

Porém, você sabe como funciona o curso em compliance? Pois bem, neste post mostraremos tudo que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e descubra como ele pode transformar a sua carreira!

Compliance – A nova regra do jogo

Até pouco tempo, o compliance estava restrito às instituições financeiras, empresas públicas e, principalmente, companhias multinacionais. Afinal, elas já estavam sujeitas às rígidas legislações internacionais, como as norte-americanas e as europeias.

No entanto, o cenário mudou bastante nos últimos 5 anos. Primeiro, pela aprovação da Lei Anticorrupção Brasileira, que afeta praticamente todas as empresas que atuam em território nacional. Segundo, pela descoberta de grandes escândalos de corrupção envolv]do empresários, políticos e as mais variadas instituições.

Dessa forma, o respeito às leis e a busca pela integridade passou a ser uma preocupação de diversas organizações. A prática de compliance cresceu e passou a ter cada vez mais espaço, sendo valorizada em diferentes áreas, inclusive em micro e pequenas empresas.

Mesmo que o compliance tenha se destacado para evitar casos de corrupção, ele tem se consolidado como algo muito mais amplo. E isso demonstra o amadurecimento e o respeito que a área e os profissionais dessa área estão ganhando.

Compliance corporativo

No meio corporativo, a área tomou corpo com a criação de programas de compliance. Eles têm o objetivo de zelar pelo cumprimento das leis, por uma cultura organizacional ética e, sobretudo, pela imagem e a reputação da empresa.

Dessa forma, a prática inclui todos os controles para as políticas e regras os quais a organização precisa seguir. A organização que adota um programa de compliance garante que seus processos e sua cultura organizacional estarão em conformidade com as regras externas e internas e os objetivos empresariais.

Trata-se de algo bem abrangente, capaz de abarcar riscos e normas ambientais, trabalhistas, fiscais, de segurança da informação, entre outros. Também é amplo em relação aos envolvidos, uma vez que afeta tanto os colaboradores e diretores da empresa quanto fornecedores, parceiros e até mesmo clientes.

Por isso mesmo, os profissionais de compliance precisam ser bastante capacitados, com um conhecimento holístico sobre todas as áreas da organização. Para tanto, devem sempre buscar capacitação e atualização na área, uma vez que estão sujeitos a muitas regras e tendências, que podem mudar a todo momento.

Curso em compliance

Diante da necessidade dos profissionais buscarem uma formação específica na área, uma boa opção é fazer um curso em compliance. Nele, os alunos têm aulas com especialistas ativos no mercado, com uma abordagem prática e dinâmica. Alguns professores são advogados especializados em compliance, que trabalham em grandes escritórios e atuam em investigações importantes no meio corporativo. Todo esse know-how é repassado para os alunos, por meio de discussões práticas.

Assim, quem faz o curso em compliance tem contato com o que realmente acontece na área e pode visualizar todos os desafios enfrentados pelos profissionais. Ainda que existam algumas aulas teóricas, elas sempre resultam em exercícios práticos. Os conceitos aprendidos em sala podem ser reforçados por meio de um conteúdo exclusivo disponibilizado online.

O fato é que o curso em compliance busca ensinar ao profissional a implementar um programa de integridade em todas as suas etapas. Como a abordagem é bastante prática, o aluno é capaz de aprender tudo que precisa para seguir todas as exigências da legislação brasileira e de legislações internacionais.

Curso em compliance é diferencial competitivo

Isso é importante porque, muitas vezes, os profissionais e as empresas não percebem o desafio enorme que é a implementação de um programa de compliance. Porém, isso pode ser percebido pelo próprio relato dos alunos, pois é comum que as organizações tentem fazer essa mudança sem os conhecimentos necessários.

Por sinal, é comum que as pessoas acreditem entender de compliance, quando, na verdade, só conhecem alguns dos pilares do programa. Isso é ainda mais recorrente no caso de advogados, uma vez que, de fato, eles têm conhecimentos sobre a legislação. No entanto, o conhecimento das leis é apenas um dos temas exigidos de profissional de compliance, que também precisa dominar aspectos de comunicação, treinamento, matrizes de risco, controles internos, entre outros. Na prática, compliance extrapola e muito a letra da lei e é aí que o curso faz toda a diferença.

No curso da LEC, especificamente, o aluno entra em contato direto com a maior comunidade de profissionais do setor no mundo. A LEC realiza o maior congresso especializado em compliance da América Latina, representando um verdadeiro centro de operações na região.

É a oportunidade que os alunos precisam para conhecer quem realmente atua no segmento. Todo esse networking é fundamental, tanto para os profissionais que já atuam na área, quanto para aqueles que desejam migrar para o compliance para se inserir, se recolocar ou se destacar no mercado.

Além disso, o curso da LEC aborda todos os temas necessários para obtenção de uma Certificação Profissional em Compliance Anticorrupção (CPC-A). O conteúdo e as experiências adquiridas são suficientes para que o profissional possa se certificar. Essa certificação é muito importante para atestar os conhecimentos para se trabalhar na área, uma vez que ela ainda não é regulamentada. Com a certificação, é possível se posicionar no mercado, mostrando às organizações o quanto elas podem confiar na expertise do profissional.

De qualquer forma, independentemente da certificação, o curso em compliance por si só já é um grande diferencial. Não apenas por ser um grande acréscimo no currículo, mas também por fornecer um aprendizado completo na área. Para tanto, é fundamental contar com a credibilidade e o reconhecimento no mercado de instituições sérias e consolidadas, como a LEC. 

Gostou de saber da importância do curso de compliance para a sua carreira? Quer conhecê-lo melhor? Então, receba um contato agora mesmo de um especialista e descubra como dar o próximo passo na sua carreira, para se tornar um profissional de compliance de sucesso.