Cursos em compliance: esclareça as principais dúvidas!

Devido à aprovação da Lei 12.846/13, conhecida como Lei Anticorrupção ou Lei da Empresa Limpa, a área de compliance tem apresentado um crescimento significativo dentro das empresas de todo o país.

Como já dissemos em outra oportunidade, essa não é uma profissão exclusiva para os advogados ou bacharéis em Direito. Tanto para quem deseja ingressar na área de compliance quanto para quem almeja alcançar cargos maiores dentro de seu atual trabalho, a realização de um curso em compliance é necessária para sair na frente da concorrência.

No post de hoje, vamos tirar as suas principais dúvidas e explicar por que vale a pena investir num curso dentro dessa área. Confira!

O que um profissional em compliance faz?

Antes de começarmos, é importante definirmos compliance como a área responsável pela difusão e manutenção de uma cultura corporativa ética, que preza pelo cumprimento de leis, regulamentos, normas internas e externas, entre outros.

Para tanto, é necessário que o profissional vá além do conhecimento das legislações gerais e específicas que dizem respeito à atividade da empresa e apresente algumas habilidades importantes como diplomacia, resiliência, comunicação eficaz, persuasão, visão estratégica, conhecimento dos serviços prestados pela empresa e de suas necessidades para operar e, acima de tudo, integridade.

Quais são as perspectivas para a carreira de compliance officer?

O compliance é uma área bastante difundida em países mais desenvolvidos como Estados Unidos, Canadá e outras regiões da Europa. No Brasil, esse crescimento é recente, fruto da entrada em vigor da Lei Anticorrupção no ano de 2012.

Em decorrência das mudanças ocasionadas na cultura brasileira que passou a acompanhar com mais rigor os processos empresariais, o compliance officer tem sido bastante procurado pelas corporações que pretendem garantir o seu lucro, sem se envolverem em nenhum tipo de escândalo governamental, ambiental ou trabalhista.

Fato é que, hoje, o mercado é grande e continua em plena expansão para um profissional preparado para o desafio.

Qual curso em compliance é indicado para crescer na carreira?

Agora que você já sabe que essa é uma área que vale o investimento, deve estar se perguntando o que fazer para alcançar o sucesso sendo um compliance officer, certo? Há diversas opções no mercado de cursos de curta duração e de especializações mais longas. Nos tópicos abaixo, falamos melhor sobre o que você deve levar em consideração antes de realizar a sua escolha.

Aquecimento do mercado

O mercado para compliance officer está aquecido, isso quer dizer que as companhias estão realizando novas contratações agora, além de reestruturarem as equipes que já estão em funcionamento. Os cursos de curta duração são eficazes tanto para quem está procurando um trabalho, quanto para quem já atua na área, pois oferecem treinamentos intensivos para que os profissionais apliquem imediatamente os seus conhecimentos no mercado.

Por outro lado, a maior parte das especializações levam no mínimo 360 horas para serem concluídas, o que pode atrasar as intenções do profissional e fazer com que ele perca oportunidades por não corresponder às expectativas das empresas.

Foco em compliance

Outra grande vantagem dos cursos de curta duração é o foco na área de interesse do profissional, a fim de prepará-lo de maneira eficiente para enfrentar os desafios do dia a dia e mantê-lo atualizado.

Geralmente, os cursos de pós-graduação trazem o compliance aliado a temas como governança corporativa ou controles internos.

Investimento mais acessível

Muitos profissionais insatisfeitos com o seu cargo ou área de atuação deixam de realizar grandes guinadas na carreira por causa do alto custo de investimento financeiro e de tempo que uma nova graduação ou uma especialização exige. Quem tem uma rotina de trabalho puxada fica desanimado em se imaginar mais quatro, cinco anos nos bancos universitários ou ainda dois anos realizando uma especialização cara em alguma área que ele não tem certeza se vai gostar.

Nesse impasse, os cursos de curta duração, novamente, apresentam vantagens para quem tem a intenção de adquirir conhecimentos capazes de oferecer um crescimento na carreira. Os riscos são menores e, portanto, mais seguros para quem não pretende, nem pode cometer erros.

Currículo atraente

Durante o período necessário para finalizar uma especialização, muitas vezes com o mesmo ou até menor investimento financeiro, o profissional pode realizar diversos cursos de curta duração focados no aprendizado que ele tem interesse e necessidade.

Essa facilidade de se adequar às exigências mercadológicas é algo muito bem-visto pelos gestores, principalmente nesse momento de mudanças rápidas e contínuas que temos vivido. É uma prática que impede de tornar o profissional obsoleto e que propicia boas oportunidades para as empresas.

O que considerar na escolha da instituição de ensino?

A oferta de cursos em compliance aumentou significativamente, seguindo as exigências do mercado. No entanto, como em qualquer outra área, é importante fazer uma pesquisa minuciosa da instituição escolhida para evitar problemas futuros. Portanto, leve em consideração as características que listamos abaixo.

Trajetória no mercado

Mais do que o tempo de existência da escola, é importante observar como tem sido a sua trajetória. Conhecer a missão e os valores da instituição, o seu envolvimento com o mercado, como os cursos oferecidos pela instituição têm sido aceitos pelas empresas ou qual é o grau de comprometimento entre o ofertado ao aluno e o que de fato é entregue.

Informe-se sobre a consistência da escola onde pretende estudar. Quantas pessoas já passaram por lá? Quantos anos ela se dedica ao assunto? Trata-se de uma empresa especializada em compliance? Estas são algumas das perguntas que vale a pena formular, antes de ingressar em alguma aventura pouco instrutiva ou em um curso que possa ser descontinuado a qualquer momento.

Certificação

Falamos anteriormente sobre a importância da realização de cursos de curta duração para melhorar o currículo e impressionar os gestores das melhores companhias. Porém, antes de realizar a sua escolha, verifique se a instituição oferece o certificado de conclusão e, mais ainda, se ela lhe prepara de forma suficiente para se submeter a um exame de certificação profissional.

Corpo docente

É importante verificar o corpo docente da escola, uma vez que ele é intimamente ligado à qualidade e ao sucesso do treinamento. Escolha sempre cursos lecionados por quem apresenta conhecimento teórico e prático do conteúdo abordado. Isso porque, se você está buscando melhores posições no mercado de trabalho, saber resolver os problemas reais que acontecem nas rotinas muitas vezes atribuladas das empresas é essencial.

Estrutura

Por fim, mas não menos importante, verifique a estrutura da escola. Se o curso for presencial, confira as salas de aula e o material didático. Caso seja um treinamento online, também é necessário verificar a disponibilidade dos professores para tirar dúvidas, se há uma comunidade em que os alunos possam trocar conhecimentos e fazer conexões e por quanto tempo o material fica disponível para consulta na plataforma.

Atualmente, o profissional que deseja se destacar e alcançar o sucesso em sua área de atuação deve estar disposto a se manter sempre atualizado e em constante movimentação para acompanhar a dinâmica do mundo corporativo.

Se você gostou do texto e está a procura de um curso em compliance, clique aqui e um especialista LEC retorna a você, para tirar todas as suas dúvidas.