Descubra quais são as profissões do futuro e se especialize

Muita gente opta por uma profissão porque a área está em alta. No entanto, não dá para todo mundo seguir o mesmo caminho. Não é mesmo? A tendência é que o mercado fique saturado, aumentando a concorrência. Por isso, é bom conhecer as profissões do futuro e investir naquilo que deve continuar a crescer pelos próximos anos.

Isso é válido para quem está começando, mas, principalmente, para quem deseja mudar de carreira e partir para um novo rumo profissional de sucesso. Se você está procurando novas oportunidades de crescimento, precisa ficar de olho naquilo que o mercado tem para ofertar. Claro, isso não significa desconsiderar suas aptidões e preferências pessoais, mas apenas colocá-las dentro de um contexto mais favorável para o seu sucesso.

Nesse sentido, é importante pesquisar, comparar vantagens e estudar bastante. Porém, diante de tantas possibilidades, qual carreira escolher? Se você está em dúvida, este post é para você! Continue lendo e veja algumas profissões do futuro para se especializar.

Especialista em marketing digital

Para começar, abrimos nossa lista com uma profissão que já está bastante em alta há alguns anos. O especialista em marketing digital é aquele que cuida da divulgação e do posicionamento de uma marca no meio virtual. Para tanto, ele utiliza estratégias baseadas em dados.

O destaque do marketing digital se deve ao aumento do uso da internet. As pessoas estão cada vez mais conectadas, consumindo informações e comprando na web, e as empresas precisam estar onde seus clientes estão.

Assim, o especialista dessa área adota estratégias para encontrar e engajar o seu público, de acordo com as preferências dos usuários e as características do produto ou serviço. Para tanto, ele conta com um arsenal de ferramentas digitais e técnicas aperfeiçoadas constantemente. 

Gestor de e-commerce

Por falar no meio digital, esse tem sido o ambiente de compra preferido de muitas pessoas. O varejo online no Brasil tem crescido bastante nos últimos anos e deve conquistar ainda mais consumidores. Afinal, a rotina corrida e a facilidade de acesso à internet, inclusive nos smartphones, só ampliou o comércio eletrônico.

Dessa forma, não é por acaso que o especialista ou gestor de e-commerce é uma das profissões do futuro. Se hoje ela já está em alta, deve continuar ganhando espaço, pois espera-se que as compras online cresçam mais de 41% até 2021, com mais usuários e mais lojas.

Para isso, é preciso se especializar. O profissional de e-commerce deve entender do negócio em si, do comportamento dos usuários na web e, também, das ferramentas usadas para o funcionamento de uma loja online.

Bioinformacionista

A bioinformática é a área que utiliza as tecnologias da informação para entender transformações biológicas ocorridas na população. Podem ser analisados padrões celulares, resultados de testes, padrões epidemiológicos, entre outras questões.

No entanto, a bioinformação é mais usada para o mapeamento genético. A partir da identificação das informações genéticas de uma população, pode-se desenvolver medicamentos e técnicas mais eficazes, prevenir e até curar doenças.

Cientista de Dados e Encarregado de Dados (DPO) 

Ainda falando sobre tecnologia digital, um dos assuntos que deve dominar o mercado nos próximos anos é o Big Data. Trata-se de um conjunto de ferramentas capazes de reunir e processar uma enorme quantidade de dados.

Dessa forma, o cientista de dados é o profissional que sabe como usar essas ferramentas, analisando corretamente as informações processadas. Diante das variedade incrível de dados que podem ser armazenados, as possibilidades da área são infinitas.

No caso das profissões do futuro listadas anteriormente, por exemplo, o cientista de dados pode atuar no marketing digital, entendendo o comportamento dos usuários na internet, ou na bioinformática, comparando milhões de códigos genéticos.

Por outro lado, com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil em 2020, o tratamento deste grande volume de dados deve ser realizado com o devido cuidado, por um profissional especializado, o Data Privacy Officer – DPO, ou Encarregado de Dados.

O trabalho deste profissional engloba a implementação e a gestão de um rigoroso programa, que atenda às novas exigências legais, para preservar a segurança dos dados pessoais coletados de terceiros, sob pena de, em eventual violação, incidirem pesadas multas, de até R$ 60.000,00. 

Não é por menos que o Curso de Proteção de Dados da LEC já é oferecido presencialmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte e as turmas estão sempre lotadas. Esta é uma matéria em ebulição no Brasil e as oportunidades são incríveis (tire suas dúvidas com um especialista LEC aqui).

Gestor de Operações e Logística

O desenvolvimento tecnológico não oferece boas oportunidades apenas no meio digital. Afinal, muitas ferramentas estão sendo criadas para melhorar a eficiência operacional e logística nos negócios, em qualquer que seja a área.

É aí que se destaca o gestor de operações e logística. Ele é o responsável por garantir o bom funcionamento de uma infraestrutura, seja ela na construção, em aeroportos, fábricas ou no comércio. Esse profissional pode atuar em qualquer área, sendo uma profissão do futuro pela sua importância e pela grande aplicabilidade no mercado.

Gestor de inovação

A inovação é uma palavra muito usada no mercado atualmente, muitas vezes, de forma equivocada. Pois acredita-se que seja necessário uma grande transformação para inovar. No entanto, as pequenas mudanças são muito bem-vindas, contribuindo para o crescimento de uma empresa.

De fato, muitos negócios já entenderam a necessidade de investir em inovação. No entanto, fazem isso de maneira errada ou inadequada, ao vinculá-la a apenas um setor, como o marketing. A área de inovação deve ser um setor independente dentro da organização, trazendo mais autonomia dos profissionais e com a possibilidade de receber mais investimento.

Assim, o gestor de inovação é o responsável por integrar todas as iniciativas inovadoras na empresa, otimizando processos e melhorando resultados. É uma pessoa que deve entender bastante do negócio na atualidade, buscando soluções para o futuro.

Profissional de compliance

compliance é a área que cuida da conformidade da empresa com as leis e as normas internas e externas, zelando pela ética e pela reputação da organização. Dessa forma, o profissional do setor é o responsável por implementar tais práticas e processos. 

O profissional de compliance é alguém independente dentro de uma empresa, atuando de maneira integrada a todos os setores. Afinal, qualquer um pode estar sujeito a fraudes, desvios de conduta e comportamentos antiéticos.

Não é por acaso que essa é uma das profissões do futuro. As leis estão cada vez mais rígidas e a competitividade do mercado tem exigido uma postura mais íntegra das organizações. Quem não se adaptar pode perder espaço e credibilidade diante dos consumidores e competidores. 

O fato é que todas as profissões do futuro listadas acima exigem um alto nível de especialização. É preciso não só buscar conhecimento, como também desenvolver características comportamentais específicas. Portanto, não fique para trás! Estude, se especialize e seja o profissional que o mercado procura! 

A LEC atua na difusão de cultura de compliance há muitos anos e é a líder em edução executiva em compliance no Brasil. Fale um um especialista LEC, sem qualquer custo, e entenda qual é o melhor curso para você. Torne-se um profissional do futuro em compliance!

Gostou de conhecer essas profissões do futuro? Quer conferir mais dicas de carreira? Então, assine a nossa a Compliance News no formulário abaixo e receba muitas novidades sobre o mercado de trabalho!