Entenda aqui a importância da capacitação profissional

Importância Capacitação Profissional

Parece muito distante o tempo em que concluir um curso superior era suficiente para ter sucesso na carreira. Hoje em dia, os profissionais devem buscar atualização o tempo todo. Isso porque cada vez mais se entende a importância da capacitação profissional para crescer e se desenvolver no mercado de trabalho.

As próprias empresas também têm procurado investir mais no treinamento dos seus colaboradores. Essa estratégia tem sido muito positiva, uma vez que é possível desenvolver melhor algumas habilidades dos funcionários e aproveitar ao máximo o potencial de cada um. Também é uma forma de deixá-los mais satisfeitos com suas funções e com a organização da qual fazem parte.

Assim, cursos de atualização, pós-graduações, certificações e especializações têm sido almejados tanto pelos profissionais quanto pelas empresas. Continue a leitura e entenda mais sobre a importância da capacitação profissional!

Contribui para a atualização e aprendizagem

Obviamente, o principal motivo para se capacitar é mesmo a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e habilidades. É possível se aprofundar naquilo que já se sabe, bem como aprender coisas novas.

A verdade é que, em qualquer área de formação, o que se aprende na faculdade é apenas uma fração do conhecimento disponível. Ou seja, a capacitação é uma forma de se tornar um profissional ainda melhor, um especialista que entende mais a fundo sobre um determinado assunto.

E é claro que as empresas são beneficiadas por poderem contar com funcionários mais capacitados e especializados em sua área de atuação, já que eles são capazes de desenvolver novas funções e até de assumir novas responsabilidades.

Melhora a produtividade geral

Ao aprender coisas novas, você consegue realizar tarefas e resolver problemas com mais facilidade. O aprendizado acelera o raciocínio e a sua habilidade de compreender as mais diversas situações.

Dessa forma, a capacitação profissional é importante para elevar a sua produtividade. Você passa a sentir mais confiança e segurança para executar algumas atividades que antes não deixavam você muito à vontade.

A empresa ganha por ter colaboradores mais produtivos e que realizam mais tarefas em menos tempo. Ou seja, o retorno sobre o investimento vem com uma produção maior e com um custo menor.

Oferece uma vantagem competitiva

Você já deve ter ouvido falar nas mais diferentes certificações, como a certificação em compliance e tantas outras. Além de serem uma boa oportunidade para adquirir mais conhecimentos, elas agregam bastante ao currículo.

Isso porque ter uma certificação é uma forma de conquistar o reconhecimento do mercado, um atestado de que você realmente se aprofundou em um determinado assunto. O mesmo pode ser dito sobre cursos que são reconhecidos pela excelência.

Inclusive, as próprias empresas divulgam esse tipo de informação como uma vantagem competitiva. Ao afirmar que têm em seu quadro, profissionais com certificações específicas, elas querem dizer que contam com experts em determinadas matérias.

Ajuda no crescimento pessoal e profissional

Mas a importância da capacitação profissional não se limita aos conhecimentos técnicos. Ela também ajuda a desenvolver outras competências, que envolvem desde o relacionamento com as outras pessoas até o poder de resolver os problemas com mais facilidade.

De fato, em qualquer curso mais aprofundado o estudante é estimulado a pensar mais adiante, entender as situações sob diferentes pontos de vista e encontrar novas soluções. Ou seja, você se torna um profissional melhor e mais competente por completo.

Essas novas habilidades são levadas para o convívio com os colegas no ambiente de trabalho, que se beneficiarão indiretamente, e com a sua própria família. Portanto, há um aprimoramento tanto no âmbito profissional como no pessoal.

Proporciona oportunidades de networking

É provável que você tenha conhecido muitos dos seus atuais amigos na faculdade ou até nos tempos de escola, não é mesmo? Isso porque o ambiente acadêmico é um ótimo lugar para conhecer pessoas e construir boas relações.

A mesma lógica se aplica a um curso de capacitação. Afinal, ele proporciona a você a chance de conhecer muitas pessoas — colegas, professores, palestrantes, entre outros. Por isso, essa é uma ótima chance de fazer networking.

No entanto, ao contrário do que acontece na faculdade e na escola, em uma pós-graduação, por exemplo, você entra em contato com pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho de seu interesse. Assim, elas podem fazer recomendações, oferecer boas oportunidades e auxiliar você a gerar novos negócios.

Aumenta a motivação das equipes

Muitas empresas já perceberam a importância da capacitação profissional para aumentar a motivação das equipes. Os trabalhadores se sentem mais satisfeitos quando percebem que a organização valoriza o trabalho que realizam. Por isso, as próprias companhias oferecem muitas oportunidades.

Mas se capacitar também é fundamental para que você passe a se valorizar mais como profissional. Aprender coisas novas e enriquecer o currículo é uma forma de descobrir seu potencial e aumentar a sua autoestima.

Dessa forma, você se sente mais preparado para ampliar seus horizontes e enfrentar novos desafios. É o momento propício para conquistar novas oportunidades e até para realizar mudanças de carreira.

Reduz a rotatividade na empresa

Colaboradores que se sentem mais satisfeitos com a empresa tendem a querer mudar de emprego com bem menos frequência. Ou seja, é possível reduzir a rotatividade de funcionários por meio do investimento em capacitação.

Buscar novos conhecimentos e desenvolver outras habilidades colaboram para que o profissional se sinta mais confortável na posição que ocupa ou busque conquistar novas posições na empresa em que trabalha — inclusive, um curso novo pode ser usado como um argumento a mais na hora de tentar uma promoção.

Mesmo que seu objetivo seja sair da empresa ou mudar de carreira, a capacitação pode ser o pontapé que faltava para tomar uma decisão e começar a nova jornada. Pode ser a fonte de inspiração para encarar novos desafios e ir atrás dos seus sonhos (dentro ou fora da empresa).

Como você viu, a capacitação profissional é benéfica tanto para as empresas como para os profissionais. Ela é fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento, independentemente do momento que você esteja vivendo. Os conhecimentos e as experiências adquiridos ficarão para a vida toda.

Gostou de ler sobre a importância da capacitação profissional? Quer ver mais posts como este? Então, assine a Compliance News no formulário ao lado, receba semanalmente conteúdos exclusivos e não perca qualquer uma de nossas novidades!