Estratégias de compliance e cultura de integridade serão debatidas na conferência Ethos 20 anos

Conferência Ethos 20 anos

Desde a explosão de escândalos explicitados pela Operação Lava-Jato, o ambiente empresarial ganhou papel de destaque quanto a responsabilidade em tornar o ambiente de negócios mais íntegro no Brasil. A reputação nunca esteve antes tão atrelada as boas-práticas em integridade e como resposta os programas de compliance se tornaram essenciais para a preservação das empresas.

A Conferência Ethos 20 anos em São Paulo realiza o painel “Como empresas, instituições públicas e sociedade civil podem ser protagonistas no desenvolvimento da integridade e combate à corrupção?”, que irá dialogar com Guilherme Donega, consultor da Transparência Internacional, realizadora do estudo Integridade e Empresas no Brasil; e com Vivian Nicele Andrade, gerente de governança, riscos e compliance na Unimed Belo Horizonte, reconhecida pelo Selo Pró-Ética.

O debate abordará os possíveis caminhos para estabelecer uma cultura de integridade no âmbito das empresas, bem como trocar experiências sobre ferramentas mais eficazes de conformidade e autorregulação.

Uma discussão necessária para a atual conjuntura no país. Múltiplos stakeholders têm se debruçado sobre a questão, seja devido às pressões exercidas por investidores e consumidores, ou pelo entendimento quanto ao necessário combate à corrupção, que onera substancialmente a sociedade brasileira.

Quais são os desafios e oportunidades que o país possui para a implantação efetiva de práticas de integridade? E como, através do protagonismo, as empresas podem transformar a competitividade e desenvolvimento no país?

Traga sua experiência e opinião para este debate que acontece no dia 25 de setembro, a partir das 15 horas, no Expo Barra Funda. Inscreva-se aqui.

Cultura de integridade

Desde a sua fundação o Instituto Ethos desenvolve projetos e ferramentas para promover a integridade e transparência no ambiente corporativo. Em 20 anos de história muitas foram as iniciativas e diálogos em prol do combate à corrupção e podemos citar como exemplo o Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, criado em 2006 e que hoje reúne mais de 600 empresas signatárias.

O Ethos entende que atualmente vivemos um momento, no qual as empresas não devem investir em ética e transparência apenas para evitar crises, mas sim por entender a integridade como conduta. Nesse sentido foi lançado o Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência que também integra a programação da Conferência que irá abordar as duas décadas de trajetória do Instituto em dois dias de diálogos.

Conferência Ethos 20 anos em São Paulo

Nos próximos dias 25 e 26 de setembro, o público inscrito para a Conferência Ethos 20 anos, que acontece em São Paulo, poderá conferir em seis palcos simultâneos, no formato 360°, mais de 90 horas de diálogos sobre temas como: direitos humanos, integridade, meio ambiente, tecnologia, compliance, gestão sustentável, empresas e negócios, empreendedorismo e economia.

Para saber mais sobre o evento, clique aqui.