Mercado saturado de advogados: saiba como se destacar e ser um excelente profissional

Você tem a sensação de que a concorrência está muito alta? Pois não é por acaso. De fato, é bem fácil perceber o mercado saturado de advogados. Afinal, mais de um milhão e cem mil profissionais estão registrados no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB).

Com uma concorrência tão alta, é cada vez mais difícil se destacar e conseguir se desenvolver. Por melhor que você seja, pode ser complicado evoluir na carreira e conquistar seu espaço, uma vez que isso depende de diversos fatores — mas não é impossível.

É fundamental adotar estratégias diferenciadas, que considerem as suas habilidades e a escolha por segmentos em alta. Quer saber como? Continue lendo e conheça algumas dicas para se destacar no mercado saturado de advogados!

O que significa um mercado saturado?

A quantidade imensa de advogados no mercado assusta, porém, isso não significa que o mercado esteja saturado. Na verdade, essa expressão se justifica bem mais pela falta de inovação. Ou seja, existem muitos profissionais que se ocupam das mesmas coisas e concorrem pelas mesmas posições.

Basta notar a alta concorrência nos concursos públicos para se entender o problema. Existem poucas vagas no judiciário e nos órgãos governamentais. Ainda que as oportunidades sejam muito boas, elas não são suficientes para atender a quantidade enorme de advogados que se formam nas faculdades públicas e privadas todos os anos.

Assim, enquanto os profissionais estiverem atrás dos mesmos interesses, é provável que o mercado continue saturado de advogados. Em contrapartida, sobram muitas oportunidades ainda pouco exploradas e com grande potencial.

Qual a importância de se destacar num mercado saturado?

Ora, a faculdade de direito não atrai tantas pessoas por acaso. A área é mesmo muito interessante e com um papel bastante relevante para a sociedade. Sem contar as chances de crescimento pessoal e a possibilidade de obtenção de um bom retorno financeiro.

No entanto, seguir a mesma estratégia das outras pessoas não traz benefícios em qualquer área de atuação. Entre as empresas, por exemplo, a cada dia se reconhece mais a importância de se especializar, se dedicar a um público-alvo e aproveitar o potencial de um setor bem específico.

Isso não significa que você não possa ir atrás dos seus sonhos apenas porque ele é o objetivo de boa parte dos advogados. Quer dizer, sim, que pode ter outras opções — o segredo para isso é a inovação.

E inovar, ao contrário do que muita gente pensa, não é inventar algo, mas saber enxergar um potencial pouco explorado de crescimento e aproveitá-lo ao máximo. Assim, dá para investir na sua carreira ao adquirir mais conhecimento ou se especializar em uma área específica, por exemplo.

Como ser um excelente profissional em um mercado saturado de advogados?

A qualidade de um profissional depende de diversos fatores. No entanto, é possível melhorar para se destacar diante da concorrência. Confira algumas dicas a seguir

Conheça suas qualidades

Nossa primeira dica tem a ver com autoconhecimento. Afinal, de nada adianta buscar soluções para a sua carreira sem conhecer as suas habilidades técnicas, suas competências comportamentais e pontos de melhoria.

Portanto, procure se conhecer antes de tentar qualquer mudança na sua vida profissional. Se for preciso, faça uma lista de suas qualidades e seus defeitos, procurando melhorar o que for necessário. Porém, não se iluda: nem sempre as mudanças, principalmente de comportamento, podem trazer o resultado desejado. Ou seja, ser realista também é uma característica a ser desenvolvida.

Planeje a sua carreira

Depois de se conhecer melhor, é hora de definir quais são os seus objetivos e planejar como alcançá-los. Assim como em qualquer atividade, o planejamento é fundamental por trazer um passo a passo a ser seguido até o atingimento de uma meta, independentemente de qual seja.

Se possível, coloque suas ideias no papel ou em uma planilha, recolha informações e organize suas ações, estabelecendo um prazo para realizá-las. Por exemplo, você pode colocar um curso que tem a duração de 6 meses e o que fará após terminá-lo.

Faça networking

Conhecer pessoas novas é sempre bom, não é mesmo? Entretanto, no mundo profissional, também é algo útil e essencial para o seu crescimento. Com o mercado saturado de advogados, as suas conexões podem fazer toda a diferença na hora de conseguir uma oportunidade, ou mesmo, ficar sabendo sobre ela

Desde um curso novo, um evento especializado até a adequada utilização do LinkeIn: faça networking sempre que possível, pois a sua rede de contatos pode ajudar a impulsionar (e muito!) a sua carreira.

Foque em áreas em expansão

Nem sempre a sua capacidade de inovação está diretamente relacionada ao seu esforço. De nada adianta investir em algo que já foi mais do que explorado por outras pessoas e empresas. O melhor é procurar aquilo que tem uma alta demanda e baixa oferta de profissionais.

Um exemplo disso é o compliance, uma área extremamente importante e que ainda conta com poucos especialistas, inclusive na prestação de serviços de consultoria e advocacia.

Busque especialização

Quanto mais segmentada uma área, mais conhecimentos específicos nela você precisará. Ou seja, se quiser focar em um campo em crescimento, precisa aprender tudo sobre ele e de maneira aprofundada.

Mais do que isso, é necessário se manter atualizado, tendo em vista que setores em expansão tendem a se transformar em uma velocidade bem maior.

Seja você mesmo

Por fim, nossa dica é manter-se fiel às suas convicções e preferências. Ainda que uma área esteja em expansão, pode ser que ela não seja para você — e isso é totalmente normal. No entanto, não significa que você não possa tentar, se arriscar em algo novo, inovar na sua carreira. Quer dizer apenas que a partir do autoconhecimento é possível entender qual o melhor caminho seguir.

Afinal, o que não faltam são opções. Mesmo com o mercado saturado de advogados, é possível tentar coisas novas e aproveitar todas as oportunidades. A verdade é que existem boas possibilidades para todos, desde que cada um esteja disposto a se renovar e escolher aquilo que sua área procura.

Gostou de saber como se destacar em um mercado saturado de advogados? Quer conferir mais dicas para se tornar um profissional ainda melhor? Então, assine a Compliance News no formulário abaixo, receba outros conteúdos exclusivos e não perca qualquer novidade!