Networking na vida profissional: 8 dicas de como fazer na prática

Networking na vida profissional: 8 dicas de como fazer na prática

Quantas vezes recebemos indicações de outras pessoas em novas oportunidades de emprego ou negócios, não é mesmo? O networking na vida profissional é uma das chaves para conseguir mais sucesso ao manter conexões com as pessoas certas.

No entanto, construir uma boa rede de contatos não é uma tarefa fácil, sobretudo para quem é mais tímido. Sem contar que algumas profissões pressupõem uma rotina mais isolada, sem muitas interações entre as pessoas.

Nesse contexto, as redes sociais têm se apresentado como uma boa solução, desde que as relações virtuais não se sobreponham às reais. Neste post mostramos 8 dicas práticas para você fazer networking na vida profissional. Continue a leitura e saiba como aplicá-las no seu cotidiano!

1. Ajude as pessoas

Da mesma forma que as pessoas podem contribuir para a sua vida profissional, você também pode ajudar a delas. Essa é uma maneira bem simples e efetiva para fazer networking e manter as relações no futuro. Afinal, um profissional sempre vai lembrar daquele que foi útil em algum momento. É bom destacar que esse tipo de ajuda não significa troca de favores. A verdade é que, de uma forma ou de outra, quando beneficia alguém, você recebe de volta.

Isso pode acontecer, por exemplo, ao indicar um bom profissional para uma vaga como parceiro de negócios. Indiretamente, a competência dele se refletirá no sucesso dessa parceria. Ou seja, não espere que a pessoa retribua, pois os benefícios em ajudá-la virão de outra forma.

2. Utilize as redes sociais

Na vida pessoal já usamos as redes sociais há muito tempo. Mas só nos últimos anos — sobretudo com a expansão do LinkedIn — é que elas passaram a ser utilizadas também para a vida profissional. Até nas mais populares pelo caráter mais íntimo, como o Facebook e o Instagram, a criação de páginas de empresas e de profissionais tem aumentado consideravelmente.

O motivo é óbvio: se na realidade é difícil ter contato com uma quantidade maior de pessoas, isso não acontece no mundo virtual. Dá para se conectar e manter relações com profissionais e empresas de todos os lugares. Portanto, aproveite todo o potencial das redes, desde que seja com ponderação e coerência com a sua área de atuação.

3. Busque afinidades

As relações mais duradouras são aquelas em que as pessoas mantêm interesses em comum. Ora, isso é fácil de entender, uma vez que essas afinidades é o que as une, principalmente na área profissional. Basta pensar que faz mais sentido manter relações com arquitetos se você é engenheiro ou tem uma construtora, do que com músicos, por exemplo.

Obviamente, vai depender de quais são seus objetivos e os da outra pessoa. Porém, ter afinidades é uma maneira não só de se aproximar dos outros, como fortalecer o relacionamento futuro.

4. Seja presente

Nas redes sociais, como o LinkedIn, é muito comum os usuários adicionarem uns aos outros e depois desaparecerem. Pode até parecer útil em um primeiro momento criar o máximo de conexões, mas não é!

Tanto no ambiente digital quanto no virtual, é fundamental continuar presente no dia a dia das pessoas para, de fato, fazer networking na vida profissional. Portanto, converse, interaja, compartilhe e troque informações. Sempre que possível, marque um café com aquela conexão que só existe na internet para que ela se estenda para a realidade.

5. Use sua criatividade

Quer muito conhecer alguém relevante para o seu meio profissional? Então, seja criativo! Para se destacar entre tantas outras pessoas, de nada adianta fazer uma abordagem como outra qualquer. Saiba manter uma conversa interessante, divertida e fora do lugar-comum. Claro que isso não significa tentar aparecer e muito menos ser desagradável. Porém, ser criativo e simpático é uma ótima maneira de realmente conquistar as pessoas.

Nas redes sociais, por exemplo, em vez de apenas curtir e compartilhar publicações de outros, apresente suas ideias e discuta suas opiniões com originalidade. Ao desejar feliz aniversário, por exemplo, pode ser melhor mandar um simples parabéns do que aquele cartão colorido e impessoal retirado do Google.

6. Transmita sinceridade

Infelizmente, muitas pessoas tentam ser o que não são nas redes sociais e até na vida real. Mas essa prática é muito ruim não só por não ser verdade, como também por tornar as relações superficiais.

Por sinal, tem gente que confunde fazer networking na vida pessoal com tirar proveito dos outros. Consequentemente, utilizam de artifícios falsos e antiéticos para se beneficiar com seus relacionamentos. Assim, procure ser sincero e inspirar confiança nas pessoas. Com isso, você pode conquistar novas conexões e ainda ganha muitos pontos com as atuais.

7. Mantenha-se informado

Essa dica é importante para o ambiente real e ainda mais para o virtual. Se alguém aceita fazer parte da sua rede de conexões é porque tem interesse em saber o que há de mais relevante e novo na sua área. Por isso, procure estar sempre bem informado sobre os temas relacionados à sua profissão, ao mercado de trabalho, entre outros temas. Leia, pesquise, converse com outros profissionais, enfim, busque as informações onde elas estiverem.

8. Cultive os relacionamentos

Daí que você teve todo um trabalho para atrair novos contatos e estabelecer conexões. Foi criativo, sincero e correu atrás daquelas pessoas bem interessantes, tanto pessoalmente quanto pela internet. Isso não significa que a sua missão tenha acabado. Pelo contrário, só está começando.

O fato é que fazer networking não se trata só de adicionar pessoas ou ter muitas curtidas na sua página. Os relacionamentos da sua rede, novos ou antigos, precisam ser cultivados constantemente, com conteúdo, informação, interação e, principalmente, uma boa conversa.

Enfim, fazer networking na vida profissional requer tempo, dedicação e muita paciência. Não é algo construído de uma hora para outra. No entanto, ao fazer parte do seu dia a dia, passa a ser natural e a fluir. Portanto, dedique-se à sua rede e preste atenção a todas as oportunidades que possam surgir. A partir daí, é só colher os frutos desse empenho!

E você, quer aumentar o seu networking? Então entre para o LEC Club, o exclusivo clube de benefícios da LEC. Nele, você receberá vagas da área de compliance mensalmente, além de ter muitas chances de ampliar os seus contatos. Entre em contato com a LEC e um de nossos especialistas poderá te ajudar!