Planejamento de carreira e sucesso profissional: entenda a relação!

planejamento de carreira e sucesso profissional

Um cargo melhor, independência financeira e até a realização de um sonho. O fato é que todo mundo tem objetivos na vida, só não é fácil saber como alcançá-los. Por isso, é tão importante entender a relação entre planejamento de carreira e sucesso profissional.

Esses dois conceitos são amplamente difundidos e discutidos no ambiente de trabalho. Mas, você sabe o que eles realmente significam? Neste post, explicaremos o que é planejamento de carreira e qual a sua influência no sucesso profissional. Também daremos algumas dicas para você se planejar melhor. Acompanhe!

No que consiste o planejamento de carreira?

Você já deve ter ouvido falar de alguns tipos de planejamento ao longo da vida. Muitos deles, como o estratégico ou o financeiro, podem até fazer parte do seu dia a dia. Ou seja, o conceito em si não está tão distante da sua realidade.

Assim, por planejamento de carreira, podemos definir a organização de estratégias voltadas para o alcance de objetivos profissionais. Ele é fundamental para se compreender quais as etapas e atitudes necessárias para avançar numa profissão, empresa ou instituição.

Para isso, um bom plano de carreira considera sempre as diferentes possibilidades que podem levar ao crescimento dentro da empresa, seja ele em cargos mais altos numa empresa, seja ele representado pela mudança para outras organizações de interesse do profissional.

Dessa forma, o planejamento consiste no estabelecimento de metas, na adoção de uma estratégia e de prazos possíveis. Portanto, antes de tudo, é necessário que o profissional faça uma boa reflexão sobre si mesmo, suas preferências, bem como sobre o mercado e a área de atuação da qual faz parte.

É preciso, inclusive, analisar o funcionamento da empresa em que se deseja trabalhar e as oportunidades de crescimento. Isso porque muitas organizações não possibilitam tanta mobilidade, enquanto outras incentivam a busca por novas posições.

O profissional que deseja planejar a carreira precisa analisar o passado, perguntar-se bastante sobre o presente e pensar em como será o seu futuro. Só assim, ele poderá saber como alcançar seus objetivos e o que precisa fazer para suprir alguma competência necessária para a sua evolução.

Qual a relação entre planejamento de carreira e sucesso profissional?

Planejamento de carreira e sucesso profissional estão intimamente relacionados, uma vez que, para se alcançar um, é preciso que o outro tenha sido bem-feito. Isso significa que ser bem-sucedido é muito relativo, estando condicionado aos próprios objetivos e às condições de crescimento de cada um. Vamos explicar melhor.

É provável que você já saia da faculdade com um interesse maior em uma área específica de atuação na sua profissão. Você começa a dar uma olhada em algumas oportunidades relacionadas a ela e até pode conseguir uma vaga condizente com o que procura.

Mas, o que acontece a seguir? Você quer continuar nessa área e na mesma empresa? A qual cargo deseja chegar um dia? Quanto tempo levará para ocupá-lo? Quais cursos de especialização e pós-graduação será preciso fazer? É importante aprender outras línguas? Enfim, como será o seu futuro profissional?

Dessa forma, o planejamento de carreira é importante exatamente pelo seu caráter individual. Isso porque ele é feito de maneira personalizada, considerando-se os desejos, as expectativas e as próprias oportunidades existentes em uma área profissional.

Além disso, ele é importante para que você assuma decisões sobre a sua carreira de maneira proativa, antecipando-se às oportunidades. Não é necessário esperar os rumos do mercado e do ambiente de trabalho para que algo significativo aconteça.

Pelo contrário, o ideal é que você crie soluções para quando essas oportunidades não surgirem da maneira que gostaria. Ou seja, é uma forma de inovar e de se superar para alcançar seus objetivos. Por isso mesmo, qualquer tipo de planejamento profissional demanda muita disciplina e comprometimento, bem como a capacidade de tomar decisões racionais.

Como fazer um planejamento voltado para o sucesso?

É comum pensarmos em planejamento de carreira e sucesso profissional logo no início da atuação numa área. No entanto, os passos descritos adiante podem ser seguidos por qualquer pessoa, inclusive aquelas que desejam fazer mudanças, e em diferentes categorias profissionais. Confira!

Conheça bem a si mesmo

Pode parecer redundante, porém, conhecer o cenário atual, entendendo suas possibilidades, forças e fraquezas, é o primeiro passo para qualquer tipo de planejamento. Assim, faça um estudo detalhado de sua situação profissional, das oportunidades oferecidas pela sua empresa e pelo mercado e, principalmente, entenda o que você quer para o seu futuro.

Tenha objetivos claros

Depois de buscar entender a situação atual, é hora de definir o que você quer para o seu futuro, aonde pretende chegar. A verdade é que, independentemente dos seus objetivos, é importante conhecê-los a fundo.

Adote uma estratégia

Não basta conhecer seus objetivos, é preciso saber como alcançá-los. A partir de um estudo sobre o mercado e sua empresa, veja tudo que vai ser necessário para chegar até onde se deseja. É nesse momento que também se estabelece prazos, que ajudam a motivar o alcance dos objetivos de maneira mais rápida.

Busque conhecimento

Um curso, uma pós-graduação ou qualquer outra forma de se adquirir mais conhecimento podem fazer parte da própria estratégia, uma vez que são valorizados dentro das organizações. No entanto, mais do que isso, eles são fundamentais para o autoconhecimento e para se tornar um profissional melhor.

Faça networking

Não se trata exatamente de um passo do planejamento, mas de uma forma de melhorá-lo e acelerar o processo. Conhecer as pessoas certas pode ajudar a alavancar a sua carreira, seja por meio de indicações, seja pelo reconhecimento do seu trabalho. Para tanto, participe de eventos no seu setor, converse com diversas pessoas dentro e fora da sua empresa e seja ativo nas redes sociais, sobretudo no LinkedIn, que é mais voltado para a área profissional.

Saiba quando é preciso mudar

Nem sempre as coisas acontecem da maneira que planejamos. Por isso, é tão importante saber analisar diferentes possibilidades e a hora em que é melhor escolher outro caminho. Afinal, não adianta tentar insistir no que não está dando certo. Inclusive, pode ser que você esteja perdendo boas oportunidades.

Agora que você já sabe como planejamento de carreira e sucesso profissional estão relacionados, pode trabalhar mais para que as coisas aconteçam como você deseja. No entanto, às vezes, também é bom relaxar um pouco e apenas aproveitar o momento, não é mesmo?

Gostou do post sobre planejamento de carreira e sucesso profissional? Quer ver mais conteúdos como este? Então, siga a LEC no Facebook e no LinkedIn, e acompanhe todas as novidades aqui no blog!

Compartilhe