Seja verificador(a) do Rating das Entidades Esportivas

O esporte, além de encantar e atrair os mais diversos públicos, é um setor estratégico para o desenvolvimento econômico e social de um país.

Em um momento em que as empresas patrocinadoras se reúnem para apoiar o fortalecimento da cultura de integridade e transparência no esporte, e no qual as entidades esportivas expressam seu interesse em aprimorar seu modelo de governança, surge uma nova iniciativa com o objetivo de apresentar referências de boas práticas, dar visibilidade às melhores performances e contribuir para o aumento da credibilidade do setor esportivo.

Essa iniciativa é o Rating de Entidades Esportivas, uma realização do Comitê Brasileiro de Clubes, Comitê Paralímpico Brasileiro, Instituto Ethos e a Atletas pelo Brasil – representando as empresas signatárias do Pacto pelo Esporte –, que tem como objetivo desenvolver um instrumento que seja vetor de mudança e indutor de boas práticas de governança, integridade e transparência para entidades do esporte. Além de fomentar o aprimoramento da gestão e do desenvolvimento esportivo, o rating pretende incentivar mais investimentos do setor privado no esporte brasileiro.

A metodologia desta iniciativa será lançada ainda em 2017 e uma plataforma online será aberta para entidades participarem voluntariamente, autoavaliando-se. Aquelas que se candidatarem ao Rating passarão, necessariamente, por um processo de verificação externa, conduzido pelos profissionais que forem habilitados por esse processo de acreditação de verificadores. A classificação das entidades esportivas no rating será gerada a partir dos resultados da verificação externa e tem previsão de ser divulgada no primeiro trimestre de 2018.

O processo de acreditação será realizado da seguinte forma:

Seleção e Sinopse Curricular
A seleção dos verificadores será realizada em três fases distintas segundo critérios quantitativos (como tempo de experiência profissional e educação, número de verificações realizadas, horas de treinamento em verificação) e qualitativos (como ter demonstrado atributos pessoais, conhecimento ou desempenho das habilidades, em treinamento ou em entidades esportivas e clubes).

Profissionais de todo o Brasil, que tenham experiência em auditoria, conhecimentos em compliance e governança podem se candidatar.

Fase 1 – Análise de currículo
Avaliação da Sinopse Curricular. Os candidatos que tiverem maior pontuação serão convidados a participar do treinamento.

Fase 2 – Prova
Os participantes do treinamento serão submetidos ao final a uma avaliação (prova), que confirme sua capacidade de conduzir a verificação nas entidades esportivas. Serão convocados para a terceira fase os candidatos que obtiverem nota superiores a 7 (sete).

Fase 3 – Entrevista
Os aprovados nas Fases 1 e 2 serão entrevistados pelos avaliadores em vídeoconferência de cerca de 15 minutos.

Os verificadores aprovados(as) poderão ser contratados, por meio de um contrato de prestação de serviços, pelas entidades que se submeterem ao processo do Rating das Entidades Esportivas. A atividade de verificação será remunerada pelas entidades contratantes em procedimento supervisionado pelo Instituto Ethos.

Inscreva-se para participar do processo até 20 de outubro, às 12h (horário de Brasília), preenchendo o formulário disponível aqui. Para quaisquer esclarecimentos, contate-nos pelo e-mail rating@ethos.org.br.

Ana Lucia de Melo é gerente executiva de Gestão para o Desenvolvimento Sustentável do Instituto Ethos

Nenhum comentário

Publicar um comentário