Veja aqui 6 filmes sobre ética empresarial para ver no Netflix!

A educação é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento, afinal ter acesso a novas informações ajuda a expandir a mente e encontrar soluções diversas. Assistir a alguns filmes sobre ética empresarial no Netflix, por exemplo, ajuda a fixar melhor os conceitos sobre o assunto e favorece tomadas de decisão rápidas (além de entreter, é claro).

A ética empresarial é importante para as organizações e para os profissionais, já que ela afeta as relações de trabalho e até o crescimento de carreira. Por isso, é fundamental entender melhor o tema e agregá-lo ao desenvolvimento de competências emocionais ou comportamentais.

O melhor é que o #BlogLEC já fez o trabalho de pesquisa para você e, neste post, indicou títulos que certamente podem auxiliar na sua formação. Divirta-se e seja um profissional mais completo, capaz de compreender a realidade corporativa e a importância da ética nas empresas. Confira!

Uma breve reflexão sobre a ética empresarial

Para falar sobre ética empresarial, precisamos pensar primeiramente no conceito de ética. O termo vem do grego ethos e se relaciona a tudo o que está ligado ao caráter humano ou direciona o comportamento.

Quando levamos para a realidade corporativa, pensamos tanto na integridade como característica do comportamento de cada profissional que faz parte da empresa, independentemente da sua posição na hierarquia, quanto na postura da organização com seus funcionários, clientes e sócios.

Não basta se manter dentro das leis do país, evitando problemas jurídicos futuros. É indispensável que a ética permeie todas as atividades, construindo uma imagem positiva e robusta para a empresa. Além disso, o ambiente se torna um lugar mais agradável para trabalhar.

Empresas que trazem a ética em sua cultura conseguem construir uma relação de confiança com seus funcionários. Como resultado, aumenta-se o engajamento e forma-se uma marca empregadora consistente, que faz a diferença diante da concorrência e fortalece a longevidade da organização.

Indicações de filmes sobre ética empresarial no Netflix

Que tal aproveitar os momentos de folga para acessar conteúdos no Netflix que vão lhe ajudar nessa reflexão? Confira nossas sugestões abaixo.

1. A Rede Social

O filme se baseia na história de Mark Zuckerberg, criador do Facebook que acumula uma fortuna de bilhões de dólares hoje. Vale a pena conferir não só para entender como surgiu um dos maiores negócios atuais, mas também para refletir sobre como empreendedores acabam atropelando as relações pessoais em prol de seus objetivos.

Essa história inclusive faz refletir sobre a valorização das parcerias e a importância de contar com sócios competentes para fazer o negócio dar certo.

2. Fome de Poder

Lançado em 2017 e com Michael Keaton no papel principal, Fome de Poder retrata a história do empresário Ray Kroc, criador da rede McDonald’s. O filme retrata sua trajetória, que começou como vendedor ambulante de máquinas de milk-shake, e como adquiriu uma participação nos negócios da lanchonete dos irmãos McDonald’s.

Pouco a pouco, os dois foram eliminados da rede e Kroc transformou a marca em um verdadeiro império. O roteiro traz técnicas interessantes de negociação e marketing pessoal, mas também aborda a falta de ética e escrúpulos do empresário.

3. Fyre Festival

O documentário fala sobre o que tinha a promessa de ser o primeiro festival de música de luxo da História, mas acabou com milhares de pessoas presas em uma ilha nas Bahamas, sem terem o que comer nem beber.

Além de alertar sobre as ilusões e preocupações da geração atual com sua imagem nas redes sociais, o filme mostra uma série de decisões nada éticas dos organizadores. Isso prejudicou não apenas o público, mas também os profissionais locais que trabalharam no festival.

4. A Proposta

Estrelado por Sandra Bullock e Ryan Reynolds, A Proposta fala de uma poderosa editora de livros que está prestes a ser deportada para seu país de origem, o Canadá. No intuito de resolver o problema, ela pressiona seu assistente Andrew para se tornar seu esposo.

Andrew aceita, mas impõe algumas condições absurdas, que rendem situações cômicas. O filme aborda o assédio moral no trabalho, nos fazendo pensar sobre as relações corporativas e o clima organizacional.

5. Snowden — Herói ou Traidor

Edward Snowden, interpretado por Joseph Gordon-Levitt, foi um agente da NSA que denunciou à imprensa a espionagem do governo norte-americano sobre aliados e cidadãos comuns do mundo todo.

Ele compartilhou documentos que comprovam o monitoramento de conversas de presidentes, empresas e pessoas, além do hackeamento de arquivos. Snowden foi acusado de espionagem e roubo, sendo que hoje está refugiado na Rússia.

6. A Grande Aposta

O guru de Wall Street, Michael Burry, percebeu que empréstimos feitos para o mercado imobiliário estão sob grande risco de inadimplência. Aproveitando esse colapso iminente da economia americana, decidiu com um grupo apostar contra os grandes bancos do país.

O filme traz uma reflexão sobre o mercado financeiro e como as informações foram manipuladas para a concessão de crédito sem critério de avaliação. Também são abordados os péssimos títulos bancários vendidos como produtos de alta qualidade para os clientes.

A importância da aplicação dos conceitos de ética empresarial na prática

Após assistir aos títulos acima, você poderá perceber as consequências que a falta de ética pode trazer para os negócios e a vida pessoal. É claro que algumas pessoas alcançam o sucesso mesmo ignorando tais conceitos, mas vale a pena refletir se é esse tipo de imagem que você quer construir.

Hoje, a postura individual faz muita diferença nas relações de negócios, ajudando nas indicações e no fechamento de contratos, por exemplo. Com a rapidez da troca de informações, é muito fácil checar as referências de um proponente, durante um processo de due diligence, e entender se essa pessoa oferece segurança o suficiente para um negócio.

Aplicar os conceitos éticos na própria postura certamente vai ajudar na construção de uma figura forte, que inspire respeito e impulsione sua vida profissional. Você pode encontrar diversos outros títulos que abordam a ética empresarial no Netflix, assim como livros sobre o assunto.

Procure se cercar dessas informações que são capazes de agregar valor ao seu posicionamento no mundo corporativo. O desenvolvimento profissional vai além da obtenção de conhecimentos teóricos, passando pelo amadurecimento como pessoa para lidar melhor com situações difíceis que surgem constantemente.

Gostou deste conteúdo? Quer receber mais informações que possam ajudá-lo nessa jornada? Siga-nos nas redes sociais (Facebook, Instagram LinkedIn) para acompanhar as novas postagens!